Júlio de Jesus

 

Júlio de Jesus é engenheiro do ambiente, com mais de 25 anos de experiência na elaboração e revisão de EIA - Estudos de Impacto Ambiental e, mais recentemente, na coordenação de avaliações ambientais estratégicas.

 

A sua experiência tem sido sobretudo na avaliação de projetos de infraestruturas (estradas e auto-estradas, linhas de caminho de ferro, linhas de alta tensão), de energia (aproveitamentos hidroelétricos, parques eólicos, parques fotovoltaicos) e turísticos (marinas, resorts, hotéis, parques de campismo, campos de golfe). Desde 2005 tem estado envolvido na avaliação e monitorização de projetos de energia offshore.

 

A sua experiência de trabalho inclui, para além de Portugal, os seguintes países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Geórgia, Líbano, Marrocos, Moçambique e Tajiquistão.

 

Esteve envolvido na preparação do regime jurídico da Avaliação de Impacto Ambiental instituído em 2000 em Portugal.

 

É CEO da empresa Júlio de Jesus – Consultores, Lda.

 

Tem sido formador e docente na área da avaliação de impactos. É autor de publicações sobre Avaliação de Impactos, com destaque para a coautoria do Manual da Universidade Aberta  “Fundamentos de Avaliação de Impacte Ambiental” (2003), a coordenação da publicação “O que é a Avaliação de Impactos?”, da IAIA - Internacional Association for Impact Assessment (2009), e a autoria de diversas FasTips.

 

Foi membro, entre 2005 e 2011, do Conselho Consultivo de AIA (Portugal). Foi fundador e presidente da APAI – Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes (1996-96, 2004-06, 2017-18), foi membro do Board da IAIA entre 2007 e 2011, foi representante da APAI no Comité Polar Português (2012) e foi coordenador da Rede de Língua Portuguesa de Avaliação de Impactos, reconhecida pela CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, entre 2008 e 2012.