O que fazemos?

Serviços

Avaliação de Impactos 
Planeamento e Avaliação Ambiental Estratégica

Apoiamos projetos, programas e planos de desenvolvimento nas áreas do ambiente, da relação com comunidades, património cultural e sustentabilidade.

 

Procuramos soluções globais, integradas e inovadoras, indo ao encontro das necessidades e expectativas dos clientes, prestando os seguintes serviços:

 

Assessoria aos investidores e donos de obra, às autoridades e às entidades financiadoras

Elaboração de estudos, planos e projetos

Revisão de estudos ou documentos elaborados por terceiros

Formação profissional 

Elaboração de documentos orientadores ou normativos

 

As nossas principais áreas de prática são as seguintes:

 

Avaliação de Impactos

Planeamento e Avaliação Ambiental Estratégica

Relação com comunidades

Licenciamento

Gestão e monitorização 

A Avaliação de Impacto Ambiental - AIA é um instrumento de apoio à decisão sobre projetos, que também pode ser encarada como um instrumento de gestão do próprio projeto. 

No âmbito da AIA prestamos assessoria a projetos de desenvolvimento, preparamos definições do âmbito, coordenamos a elaboração de Estudos de Impacto Ambiental e fazemos revisões independentes de estudos feitos por terceiros.

Também desenvolvemos atividades similares noutras áreas da Avaliação de Impactos, como a Avaliação de Impacto Social ou a Avaliação de Impacto Patrimonial.

A elaboração de estudos de diagnóstico ambiental, social ou patrimonial é frequentemente útil numa fase inicial da conceção de projetos.

A Avaliação Ambiental Estratégica - AAE é um instrumento que visa avaliar visões alternativas e intenções de desenvolvimento, assegurando a integração das considerações ambientais, económicas e sociais e promovendo a sustentabilidade.

Neste âmbito participamos na elaboração de planos e asseguramos a preparação dos Relatórios Ambientais, requeridos pela legislação. 

A Relação com Comunidades abrange o conjunto de atividades que promove a participação ativa dos cidadãos e das suas comunidades nos processos de decisão e na gestão dos projetos e constitui uma parte integrante e essencial dos processos de Avaliação de Impactos, de planeamento e de gestão.

Neste âmbito procedemos ao mapeamento de Partes Interessadas e ao planeamento e execução de programas de participação pública.

Relação com Comunidades

No âmbito do licenciamento ambiental, prestamos assessoria ao licenciamento de projetos e organizamos processos relativos à obtenção de títulos de utilização do domínio hídrico, à localização de projetos em áreas de Reserva Ecológica Nacional ou de Reserva Agrícola Nacional, entre outros.

Licenciamento

Preparamos planos de gestão ambiental e de monitorização ambiental e social e coordenamos a sua execução. 

Elaboramos programas de mitigação (incluindo compensação) de impactos negativos identificados, bem como programas de valorização. Em particular, planeamos e apoiamos a gestão de áreas com objetivos de conservação de valores naturais e culturais.

Gestão e monitorização